Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O mês de janeiro na BBCE foi marcado pela volta da volatilidade. A plataforma da companhia encerrou o mês com recorde de volume transacionado e todos os indicadores mais que dobraram. Foram, ao todo, aproximadamente, 66 mil GWh negociadas, alta de 111% em comparação com dezembro e 113% em relação a janeiro de 2023.

O presidente da BBCE, Alexandre Thorpe, destacou que o mercado passou a antever uma elevação nos preços, o que trouxe de volta a volatilidade. Diferentemente de outras épocas, destacaram-se produtos com prazo acima de um mês. Ele ainda afirmou que em janeiro, 89,9% das operações foram com vencimento superior a um mês, o que difere dos 78,8% registrados ao longo de 2023.

Além de registrar recorde mensal, em janeiro a BBCE também obteve o maior pregão da história. Dia 26 foram transacionadas 1.989 GWh, que superam em mais de 100% o último recorde diário, ocorrido dia 18 desse mesmo mês.

O volume de janeiro foi dividido em, aproximadamente, 6,2 mil operações, alta de 147% em comparação com dezembro e de 206% com relação ao mesmo mês do ano anterior. O montante financeiro também foi maior, tendo em vista a perspectiva alta do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) e do volume e atingiu R$ 7 bilhões, crescimento de 129% em comparação com janeiro de 2023 e 144% com dezembro 2023.